Artistas que já passaram pelo Códigos Negros
Tarcízio Silva
Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, ESPM etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como “Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais” (Bookess, 2012), “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” (Uva Limão, 2016) e “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018). Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).
Thiago Britto
Thiago Britto (1989, Campinas/SP) é um artista visual, pesquisador e diretor de fotografia com 17 anos de experiência. Seu trabalho transita entre diálogos documentais e musicais, tecendo memórias e sonoridades para expressar sua visão de mundo. Thiago já colaborou com artistas renomados como Milton Nascimento, Leci Brandão, Criolo, Lenine e Anitta, além de marcas como Kenner, Rolling Stone, Prazzle Magazine e Revista Elle. Em 2023, iniciou uma pesquisa inovadora sobre memória negra e inteligência artificial, explorando como novas tecnologias podem recuperar e preservar tradições culturais. Seu trabalho busca integrar funcionalidade social e inovação tecnológica, criando novas formas de expressão e promovendo a valorização da memória negra.
Trojany
Trojany (1993, Icó/CE) parte de Icó, interior cearense, região fronteira entre Rio Grande do Norte e Paraíba, cresceu entre os açudes, os rios e as roças. É artista visual, arte-educadora e designer. Atua produzindo reflexões na intersecção entre tecnologia, arte e ancestralidade, criando ambientes de exposição virtual, sites, objetos em modelagem tridimensional, filmes e performances. Constrói uma pesquisa que se bifurca em tentáculos: por um lado, busca olhar para os recursos hídricos no Ceará e a dinâmica de sobrevivência e transformação que se instaura em volta desses espaços de água; por outro, observa as dinâmicas entre corpo, máquina, memória, arquivos digitais e internet.
Ventura Profana
É pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora e artista visual. Sua prática baseia-se na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neopentecostais. Profetiza multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti.
Vilma Soares e José Eduardo
É pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora e artista visual. Sua prática baseia-se na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neopentecostais. Profetiza multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti.
Walter Mauro
Walter Mauro é Artista Visual de Salvador-BA, especializado em arte digital, manipulação de imagem e criação com inteligência artificial. Com uma trajetória marcada por participações em diversas mostras nacionais, Walter já conquistou reconhecimento em premiações de destaque, incluindo o primeiro lugar no Brasília Photo Show por dois anos consecutivos. Estudante de Artes Visuais pela UFBA, seu trabalho explora de forma profunda e sensível temas ligados à afrodiaspora, combinando técnica e reflexão em cada criação.