Artistas que já passaram pelo Códigos Negros
Yasmin Menezes
Mestre em Design pelo PPDESDI/UERJ e graduada em Design de Produto pela UFF. Pesquisadora associada ao NUDE – Design, Corpo e Tecnopolítica, laboratório da ESDI/UERJ, e designer associada ao PEIC/UFRJ no projeto ‘Biênio Muniz Sodré’. Como designer realiza trabalhos nas áreas de educação e comunicação, sobretudo junto a organizações do terceiro setor. Também atua como curadora e produtora em projetos no campo das artes e tecnologia. Tendo feito parte da curadoria e produção da exposição ‘Quintais, ruas e encruzilhadas’ (2023-2024) realizada em parceria com a escola de fotografia popular Imagens do Povo – Observatório de Favelas.
Yhuri Cruz
Artista visual. A obra viral “Anastácia Livre” (2019) resgatou um sorriso ancestral e deslocou uma imagem arraigada na cultura imagética popular brasileira. Pretofagia, sua primeira exposição individual, ocupou o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica com obras em diferentes suportes, entre elas uma performance com sete artistas-criadores que evoluíam entre público e obras.
Zaika dos Santos
Cientista de dados, multi-artista, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, pesquisadora, especialista em Inteligência Artificial, divulgadora científica de Movimentos Especulativos como Afrofuturismo, Africanfuturism e Afropresentismo, criptoartista e pesquisadora NFT e WEb 3.0. Zaika é CEO da empresa Afrofuturismo Arte e STEM. É realizadora, produtora e editora de ficções especulativas. Ela é coordenadora geral da Black Speculative Arts Movement Brasil e coordenadora da Black Speculative Arts Movement no Sul Global. Tecnóloga em Audiovisual, em Rádio e TV e em Web Design. É licenciada em Artes Plásticas na Guignard – UEMG, especialista em Ciência de Dados pela Digital House, pós-graduada lato-sensu em Inteligência Artificial pela UNA. Foi capa da Glamour Brasil em 2023, é cientista filiada ao 500 Women Scientists, membra da comunidade ForbesBLK, curadora da II Bienal Black Brasil Art, curadora da exposição ‘Mulheres na Ciência: Olhares Sobre o Futuro’ – Aliança Francesa, da ‘Exposição Imersiva Afro-Remix’ – BSAM Brasil e de outros artistas em exposições nacionais e internacionais.