Artistas que já passaram pelo Códigos Negros

Escola de Mistérios

Coletivo de música e agência criativa, que atua desde 2019 a favor da profissionalização e representação de pessoas negrodescendentes no cenário da música eletrônica do Rio de Janeiro. É formada por produtores musicais, culturais, DJs e artistas visuais.

Gê Viana

Gê Viana (1986, Santa Luzia/MA) é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão. Sua criação transita entre o quintal de casa e as ruas. Suas práticas de colagem digital e manual, com inserções de pintura, partem de pesquisas com imagens de arquivos e da memória oral de sua família, confrontando a cultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação. Busca criar com a história de seu povo Anapuru e o cotidiano afro-diaspórico e indígena do território maranhense, trazendo outras narrativas e inventários que explorem possibilidades mais felizes e dignas, já que sente que a felicidade sempre esteve em risco. Ao fotografar, a vida se revela em retratos por meio da técnica do lambe-lambe. Seus suportes, em sua maioria, são materiais específicos para cada série, entendidos como um campo político. Devolver seus trabalhos para a rua é um modo de formação social e estética/pedagógica, pois trata-se de uma pesquisa viva.

Geci Karuri-Sebina

Geci Karuri-Sebina é uma “acadêmica-praticante” africana que trabalha na interseção entre pessoas, lugar, tempo e mudança tecnológica, com foco no Sul Global. Atualmente, é professora associada de governança digital na Wits University, em Joanesburgo, professora adjunta no African Centre for Cities da Universidade da Cidade do Cabo e diretora da School of International Futures (SOIF, Reino Unido). Geci também atua como organizadora da Civic Tech Innovation Network (CTIN); presidente da ICESCO (Organização Islâmica Mundial para a Educação, a Ciência e a Cultura) sobre inovação e futuros na África; diretora fundadora do Southern Africa Node do Millennium Project. Geci é bacharel em Ciência da Computação e Sociologia (Iowa); mestre em Arquitetura e Planejamento Urbano pela UCLA (Los Angeles); e doutora em estudos de planejamento e inovação pela Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo). Ela é bolsista do Desmond Tutu African Leadership Fellow (African Leadership Institute e Universidade de Oxford). Geci é mãe de duas filhas adolescentes e vive com sua família em Joanesburgo, cercada por muitos livros e visitantes.

Grazi Mendes

Grazi Mendes foi reconhecida como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo pela MIPAD em parceria com a ONU. Atua como Diretora LATAM de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks, uma consultoria global de tecnologia. É professora convidada da Fundação Dom Cabral e colunista na MIT Sloan Management Review. Possui mestrado em design com tema central voltado ao design de futuros, focando na inclusão de mulheres negras na tecnologia. Participa ativamente de iniciativas voltadas para a equidade racial e de gênero no mercado de trabalho. É especialista em Neurociência e Comportamento e em Inovação Digital. Cofundadora do projeto “Voa, Papagaio!” que visa à inclusão da juventude periférica nas universidades. É palestrante TEDx e foi reconhecida como LinkedIn Top Voice

Ilka Cyana

Diretora, roteirista, multiartista que atua na cena audiovisual de Salvador e em São Paulo. Já dirigiu diversos filmes publicitários para marcas como OBoticário, BurguerKing, META e Devassa; filmes campanhas para Prefeitura de Salvador, Festival Afropunk, fashionfilms para AteliêMãodeMãe e clipes musicais para BaianaSystem e LuedjiLuna. Premiada com leão de prata em CANNES e prêmios de publicidade como Clio Awards, estrelas de prata e ouro no Clube de criação e D&AD. Ilka é uma profissional criativa que se dedica a compartilhar sua visão, inspirar e contar histórias por meio de narrativas autênticas e impactantes para emocionar e conectar marcas, pessoas e histórias.

Isabel Aquino

Publicitária de formação.Ao longo de 20 anos de experiência em marketing e publicidade, desenvolveu habilidades em estratégia de comunicação e negócios, inteligência de mercado, comportamento de consumo e consumer insights, para marcas de diferentes segmentos.